Diapasão é um instrumento metálico utilizado para auxiliar na afinação de instrumentos musicais e vozes. Tem a forma de uma forquilha (letra “U”) e funciona com a vibração sonora. Ao vibrar, o diapasão emite a nota de referência (lá).
É um instrumento que poucas são as pessoas que o conhecem… mas com certeza, várias pessoas da nossa escola o viram várias vezes…

Simmmm…. Nas aulas de música do Prof. Gunards… toda aula, ele deslizava a mão pra dentro do bolso do jaleco branco, tirava de lá o diapasão e o fazia vibrar perto do seu ouvido…. Só depois começava a aula… memórias boas!
Não desenvolvi nenhum talento musical, mas gostava muito das aulas de música e tenho sempre boas recordações de momentos que vivi na escola…

Teve uma passagem que sempre me vem na lembrança… e com certeza, aqueles que estavam comigo naquele dia vão lembrar também… foi no ginásio, não me recordo a série… nossa sala de aula era a primeira do corredor quando se vinha do pátio, do lado do banheiro das meninas, e as janelas davam pro jardim interno… as janelas eram vitrôs grandes e ficavam abertos, bem como as cortinas… Prof. Gunards estava na lousa, escrevendo… e nós, bons alunos, no auge da nossa vitalidade, aproveitávamos para fazer um guerrinha de bolinhas e aviõezinhos de papel… voava de tudo pela sala inteira… de repente a porta da sala de aula é abruptamente aberta… todos os alunos (como soldadinhos de chumbo) ficam em pé…era a Paioli… e com aquele vozeirão que lhe era peculiar, pergunta: “o que está acontecendo aqui?”… Prof. Gunards, com toda a elegância que tinha, responde: “estamos em aula”…. Paioli ficou sem ação e nós alunos, com carinhas de anjos, segurávamos o riso… Será que as janelas abertas tinham denunciado nossa brincadeira de criança?? Não consigo esquecer as caras desse dia (da diretora, do professor e dos alunos).

Prof. Gunards marcou minha trajetória na escola… quem se lembra das cantorias?? Quem se lembra das idas para o anfiteatro, todas as séries, pra ensaiar?? Quem se lembra dos hinos brasileiros?? Cantávamos todos… Quem se lembra do hasteamento da bandeira na frente da escola?? Tempos bons…

Para encerrar, tenho uma pergunta para todos vocês… alguém se lembra da letra do Hino da Escola?? Se eu não me engano, era de autoria do Prof. Gunards, letra e música… ele cantava com a gente com todo o orgulho do mundo… tenho alguma recordação da música e de alguns versos… gostaria muito de ouvi-lo novamente… seria memorável.

Vitória M. Denardi O. Barros

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.